Tendo como ponto de partida a icónica Cadeira Portuguesa, a Câmara Municipal de Estarreja homenageou a Adico, por ocasião do seu centésimo aniversário, com uma obra de arte pública da autoria de Diogo Aguiar Studio, denominada “Círculo Azul”.

Nas palavras do autor “constitui-se como um novo espaço público no verdejante Parque Municipal de Antuã. Constrói-se como um pavilhão rendilhado na paisagem, a partir da reinterpretação da tradicional cadeira portuguesa 5008. Atribuindo-lhe um lugar de destaque, pela sua elevação no território, a intervenção artística trabalha a desmaterialização da cadeira pela sua repetição a partir de 40 unidades geometricamente posicionadas e manipuladas para permitirem uma vista privilegiada sobre a envolvente.”

Além de se assumir como um tributo artístico à peça icónica da Adico, esta obra constitui-se como um novo equipamento para usufruto da comunidade e como um novo lugar de partilha e de convívio, de intimidade e proximidade para novos diálogos, realçando em simultâneo a função e a razão de existência da peça homenageada.