No âmbito das comemorações do 100º aniversário, a Adico lançou o desafio aos alunos da Unidade Curricular de Projeto Design Industrial do Mestrado Design Industrial e de Produto da Universidade do Porto, de apresentarem um conjunto de produtos que pudessem ser incluídos no universo de objetos a produzir pela empresa, sob o mote “Design para os próximos 100 anos”.

Na primeira edição do Prémio Adico, cada aluno foi convidado a desenvolver dois ou três produtos que se conjugassem, mas que não dependessem entre si, obedecendo a um conjunto de especificidades, sendo que o principal se prende com a “proibição” de ceder à tentação de desenhar uma cadeira.

Com este Prémio, a Adico pretende estimular uma reflexão sobre o carácter intemporal da marca e da sua desejada permanência e contínua afirmação no mercado do mobiliário metálico mundial. “A tipologia dos objetos que produz – pela sua intemporalidade, durabilidade, funcionalidade e o compromisso estético muito próprio – faz com que a ADICO faça parte da memória visual da maioria dos portugueses”, explica Lígia Lopes, coordenadora da unidade curricular.