Miguel Carvalho, administrador da Adico, sublinha o momento especial que a empresa vive ao celebrar o seu 104.º aniversário.
Este marco histórico é acompanhado por um conjunto de investimentos estratégicos que têm reforçado a capacidade de resposta da Adico, consolidando a sua posição nos mercados onde já atua e abrindo caminho para a expansão em novos continentes, mantendo-se fiel ao seu ADN, assente numa história de sucesso e resiliência.
Somos uma empresa centenária e familiar, com um produto original e icónico, representativo do que de melhor se faz em Portugal
A Adico anunciou recentemente um conjunto de novos investimentos estratégicos. Em que áreas se materializaram estes investimentos?
MC — A Adico tem seguido uma política de investimento focada no respeito e continuidade do seu legado e na criação de valor para todas as partes interessadas. Nos últimos dois anos, concretizámos iniciativas estratégicas que reforçam essa visão, entre as quais destaco: a aquisição da totalidade do capital da JMS; investimentos industriais e ambientais nos diversos polos, totalizando cerca de dois milhões de euros; a abertura da primeira loja e showroom fora de Portugal e o reforço da equipa de quadros superiores. Estes avanços refletem o compromisso contínuo da Adico com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da sua posição no mercado, sempre alinhada com os seus valores.
Estes novos investimentos estão alinhados com a política de sustentabilidade e inovação da empresa?
MC — A Adico está profundamente comprometida com o conceito de nosso futuro comum, integrando nas suas práticas diárias o cuidado com o ambiente, o reforço do seu papel social e uma gestão responsável. No campo da sustentabilidade ambiental, esse compromisso é evidenciado pela certificação da Adico pela norma ISO 14001, que reforça o nosso empenho em adotar práticas ambientalmente conscientes e em promover um impacto positivo no planeta.
A Adico atravessa um momento de peculiar e diversa mudança, com novas iniciativas no seu modelo de gestão. Em que consiste objetivamente este novo paradigma?
MC — A empresa tem registado um crescimento a dois dígitos nos últimos cinco anos, mesmo enfrentando desafios como a pandemia. Este sucesso colocou a Adico no limite da sua capacidade de resposta, exigindo uma adaptação ao novo paradigma. Atualmente, o nosso foco está em criar as condições humanas e técnicas necessárias para alcançar uma autogestão eficiente e um crescimento sustentável. Reforçámos a nossa equipa de quadros superiores com profissionais altamente experientes, tanto do nosso setor, como em áreas complementares. A combinação da sua experiência com o profundo conhecimento da equipa que já cá estava é a base para garantir soluções sólidas.
Quais acredita serem os principais desafios da marca no futuro? E como é que a Adico se está a preparar para enfrentá-los?
MC — O principal desafio da marca é construir um presente e um futuro que consolidem o seu legado centenário, mantendo a autenticidade e a relevância dos nossos produtos. Continuamos a levar a portugalidade além-fronteiras, mas está na hora de mudar o paradigma: evoluir da simples exportação para uma verdadeira internacionalização da marca. Embora já estejamos presentes em muitos mercados, é essencial reforçar os relacionamentos existentes e estabelecer novas parcerias estratégicas. A internacionalização bem-sucedida resulta da combinação destes fatores. Estamos preparados para esse desafio. Somos uma empresa centenária e familiar, com um produto original e icónico, representativo do que de melhor se faz em Portugal. O made in Portugal é hoje altamente valorizado, e, se ampliarmos a nossa oferta, a comunicarmos de forma eficaz, criarmos propostas de valor diferenciadoras para os nossos parceiros comerciais e mantivermos a eficiência produtiva, não há motivo para não superarmos cada obstáculo e conquistarmos novos patamares de sucesso.
A Adico prevê a expansão para novos mercados internacionais? O que é possível adiantar?
MC — A Adico já exporta regularmente para cerca de 30 países, consolidando a sua presença no mercado internacional. Embora estejamos atentos a novas oportunidades de expansão, a nossa prioridade é fortalecer a posição nos mercados onde já atuamos. Com este foco estratégico, acreditamos que podemos continuar a crescer a dois dígitos.
Quais são os mercados-alvo, e o que torna esses mercados atrativos para a Adico neste momento?
MC — Os mercados mais atrativos para a Adico são aqueles onde já estamos presentes e onde temos um profundo conhecimento dos canais de venda. Contudo, continuamos atentos a novas oportunidades que possam valorizar o legado da Adico e onde a nossa experiência e qualidade possam fazer a diferença. Ainda que o nosso foco principal esteja na Europa, a nossa estratégia de internacionalização é ampla e diversificada, contando com parcerias sólidas que nos permitem atuar desde o Canadá até à Coreia do Sul. Recentemente, alcançámos também sucessos significativos em mercados exigentes como o Japão e a Austrália, reforçando o potencial global da marca.
Como é que a empresa pretende adaptar os seus produtos ou estratégias para se adequar às especificidades desses mercados?
MC — A longevidade da marca é a prova inequívoca da capacidade da Adico se adaptar aos desafios e exigências dos diferentes mercados. Somos uma empresa fortemente orientada para o mercado, mas com foco no nosso ADN.
A visão da Adico para o futuro é ambiciosa. O que lhe reserva o mercado para os próximos anos?
MC — O que o mercado nos reserva está diretamente ligado à nossa capacidade de entrega. Embora não possamos controlar a conjuntura, garantimos que, no que depender da Adico, vamos continuar a oferecer uma proposta de valor sólida e diferenciadora.
Qual é o maior objetivo que deseja ver concretizado na Adico?
MC — Quando assumi este desafio, comprometi-me a criar valor para a empresa, promover o bem-estar das pessoas e preservar os valores que definem a Adico. Em sete anos, passámos de um volume de negócios de cerca de 3 milhões de euros para 12 milhões, abrangendo o universo das três empresas. Hoje, somos um player reconhecido na área hospitalar, setor que esteve na génese da Adico. O meu maior desejo é que, no dia em que deixar esta função, a empresa esteja preparada para enfrentar o futuro com a mesma solidez que nos permitiu celebrar o centenário. Que a Adico tenha as condições necessárias para um dia comemorar os 200 anos de uma história de sucesso e resiliência.
Que mensagem gostaria de deixar aos clientes, parceiros e colaboradores da Adico sobre o futuro da empresa?
MC — A Adico é a mais antiga empresa de mobiliário metálico em atividade em Portugal e uma das mais antigas da Europa. Fazer parte desta história é um privilégio, não apenas profissional, mas também pessoal. A Adico pode ter instalações modernas, máquinas avançadas e tecnologia de ponta, mas o verdadeiro diferencial está nas pessoas. São elas que tornam esta empresa única. A minha mensagem é simples: que cada um de nós se empenhe em fazer a diferença. O contributo individual é fundamental para o sucesso coletivo.