Adico

Shop

Conheça a história

1920 Fundação da ADICO
Fruto da visão empresarial extraordinária e do espírito inquieto e empreendedor de Adelino Dias Costa nasce, em Avanca, uma fábrica de pequenos móveis metálicos – camas, cofres e lavatórios - de seu nome Adico.
Anos 30 domínio das novas tecnologias

A Adico domina por completo as novas tecnologias e alarga a sua oferta ao mobiliário hospitalar, área onde se torna uma referência no panorama nacional. Foi ainda durante esta década que a Adico desenvolveu uma linha de mesas e cadeiras para esplanadas de onde nasceu a icónica “Cadeira Portuguesa”.

Anos 50 e 60 época de ouro

A época de ouro da Adico com uma grande projeção da empresa. Reforço de colaboradores, número crescente de encomendas e as exportações ganham força no volume de negócios da empresa, sobretudo para as ex-colónias.

Anos 70 a 90 sucessão

Adelino Dias Costa morre sendo substituído na liderança da Adico por António Augusto Dias Costa, seu sobrinho. No período compreendido entre a revolução de Abril e a entrada para a Comunidade Europeia, viveu-se a época mais complicada da Adico, por força da redução das exportações e pelo custo acrescido da mão-de-obra no sector.
A entrada no mercado europeu trouxe enormes desafios para a Adico e condicionou a atuação do seu novo líder. A consolidação financeira da empresa trouxe quadros com formação superior e diversifica-se a oferta com mobiliário escolar e de escritório.

2000 I Concurso de Design Industrial

Lançamento da primeira edição do Concurso de Design Industrial da Adico.

2001 3ª geração

Com a morte de António Augusto Dias Costa, a gestão da Adico é assumida pelas suas cinco filhas – Assunção, Adelina, Lúcia, Teresa e Ana Costa – que ainda hoje supervisionam a administração da empresa, tendo desde essa data profissionalizado a gestão de topo da Adico.

2010 Adico no Mundo

Regresso a feiras nacionais e internacionais, bem como a focalização no mercado do contract e branding, que ganha protagonismo no volume de negócios da empresa.

2011 Reconhecimento

Prémio Carreira, na 2.ª edição do Concurso Nacional de Design de Mobiliário, um galardão atribuído pela AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal.
A Adico é uma das empresas convidadas a integrar a exposição “Ordem de Compra” da Experimentadesign. “Ordem de Compra” reúne cerca de duas centenas de exemplos de sucesso vindos de empresas nacionais, em sectores de referência como porcelana, vidro, cortiça e calçado, bem como novos produtos que fazem uso das mais avançadas tecnologias, destinados a nichos de mercado ou à exportação.

2015 Homenagem à Cadeira Portuguesa

Desafiados pela Dimensão Nova, com o apoio Adico, vários criativos portugueses prestaram uma homenagem à cadeira portuguesa. Os arquitetos Álvaro Siza e João Paciência, os artistas, José de Guimarães, Leonel Moura, Sofia Areal, os designers Nini Andrade Silva, Bolos Quentes, Estúdio Volta, Estúdio Dobra, Mo-Wo entre muitos outros, apresentam novas ideias para a emblemática cadeira, dando-lhe uma nova vida, se possível, ainda mais portuguesa, numa mostra dirigida pelo arquiteto Nuno Ladeiro.

2019 Prémio Litoral Awards, categoria Marca
A linha de Clássicos marca a oferta da Adico ao mercado e cria um novo posicionamento e statement da marca: uma gama de produtos premium, marcada pelas linhas clássicas e requintadas, redesenhada com um toque de modernidade e complementada pela qualidade dos acabamentos e pela atenção dada aos detalhes.

JMS – INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO HOSPITALAR S.A.
Na estratégia de separação das unidades de negócio, hospitalar e mobiliário, a Adico adquire a maioria do capital desta empresa, player ibérico de referência no sector, onde desenvolve igualmente a marca centenária AdicoCare.
2020 Centenário

Assinalam-se os 100 anos da Adico.



DESIGN EM SÃO BENTO
Integra a exposição "Design em São Bento" uma iniciativa de arte na residência oficial do Primeiro-Ministro, com a colaboração do Museu do Design e da Moda (MUDE).

2021 Círculo Azul
A Câmara Municipal de Estarreja inaugura a obra de arte pública “Círculo Azul” da autoria de Diogo Aguiar Studio, em homenagem à Cadeira Portuguesa.

I EDIÇÃO PRÉMIO ADICO
No âmbito das comemorações do centésimo aniversário, a Adico lançou o Prémio Adico sob o mote “Design para os próximos 100 anos”.

REGISTER

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our política de privacidade.