Adico

Shop

Prémio Adico

O que é?

A Adico abre as portas aos jovens criadores, aos designers do futuro e, em conjunto com eles, desenha os próximos 100 anos.  

Sob o mote “Design para os próximos 100 anos”, o Prémio Adico pretende colocar em evidência as características muito próprias das peças de mobiliário da marca: a intemporalidade, a durabilidade, a funcionalidade e o compromisso estético muito próprio, que faz com que a Adico faça parte da memória visual dos portugueses, ainda que o faça de uma forma quase anónima.  

Numa reflexão sobre o carácter intemporal da marca e da sua desejada permanência e contínua afirmação no mercado do mobiliário, a Adico acredita que o segredo do sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN.  

Projeto por: Diana Gomes, Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP)

Edição 2021

Projeto por: Diana Gomes, Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP)

Prémios

O Prémio distinguiu os três estudantes que melhor integraram o ADN Adico nas suas propostas. Segundo o briefing apresentado, cada aluno desenvolveria entre dois a três produtos que se conjugassem, mas não dependessem entre si, obedecendo a um conjunto de especificidades e constrangimentos, sendo que o principal se prendia com a “proibição” de ceder à tentação de desenhar uma cadeira ou uma mesa.

Conheça os prémios entregues aos vencedores:

Projeto por: Diana Gomes, Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP)

Júri

Adelina Costa

Membro da Comissão Executiva da Adico

André Pinto

Responsável pelo Departamento Técnico da Adico

Luís Laranjeira

Profissional liberal com formação em Arquitectura com ligação à Adico em alguns projectos

Jorge Lino

Professor responsável pelo Mestrado em Design Industrial e de Produto da FEUP e da FBAUP 

Paulo Uva

Designer e Professor na Universidade de Aveiro e na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

Projeto por: Diana Gomes, Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP)

Candidaturas - Edição 2023

A segunda edição do Prémio Adico tem início em janeiro de 2023. O pré-anúncio vai ter lugar no próximo mês de outubro.

Saiba tudo sobre o Prémio Adico:

Vencedores

Diana Gomes, aluna do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto (FBAUP), foi a grande vencedora do concurso de ideias promovido pela ADICO, para assinalar os 100 anos da empresa. 

O prémio, que inclui um valor de 1.000€ e um estágio na empresa, é uma “oportunidade de crescimento e aprendizagem, não só como designer, mas também como pessoa. Trabalhar na ADICO será um forte estímulo criativo para mim, enquanto me possibilita conjugar as minhas duas vocações, engenharia e design, harmonicamente”, admite a jovem.  

Com formação de base em Engenharia Mecânica, Diana Gomes esteve sempre envolvida no mundo das artes: “Este concurso permitiu-me explorar o meu lado mais criativo, aprofundando as minhas capacidades inventivas, e, o facto de o ter ganho, constitui para mim um grande incentivo para continuar a trabalhar aliando o design à engenharia, que é, efetivamente, aquilo que pretendo fazer no futuro”.  

A proposta ganhadora procurou aproveitar os recursos e materiais de que a ADICO dispõe ao desenvolver uma linha de produtos funcionais e versáteis, que acentuassem a concordância entre a experiência do utilizador e a natureza.  

Em 2º e 3º lugares ficaram Pedro Pêgo e Gabriela Figueiredo, distinguidos com um prémio no valor de 600 e 300 euros, respetivamente.

REGISTER

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our política de privacidade.